GWAZA MUTHINI REALIZA MAIS UMA SESSÃO DE CAPACITAÇÃO DE DOCENTES

Focado na melhoria da qualidade de ensino, O Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini, realizou no pretérito dia 28.04.2018, um Seminário de Capacitação destinado ao corpo Docente, desta instituição, subordinado ao tema: ”Didáctica Geral”.

O seminário, contou com a participação do Director Geral do Instituto, Dr. Carlos Sitoe, Director Pedagógico, Dr. Jafete Mabote, Professor Doutor, Luís Alfredo Chambal-Orador do tema, Chefe do Departamento do Ensino Superior e Tecnico Profissional, da Provincia de Maputo Dra Elisa Mandlate acompanhada por dois técnicos provinciais, e o Corpo Docente do Instituto.

Em notas de abertura , O Dr. Carlos Sitoe, agradeceu a presença de todos no seminário e afirmou que, a instituição que dirige, tem vindo a levar a cabo várias  acções que visam a melhoria da qualidade de ensino e, uma delas, são os seminários de capacitação dos docentes em metodologias de ensino e aprendizagem. Prosseguiu dizendo que, os seminários pedagógicos proporcionam aos  Docentes, e gestores da instituição, alicerces fortes  para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e, propor estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas na sala de aulas. Por essa razão, todos os presentes devem tirar o máximo proveito do seminário.

Sobre o tema do Seminário “Didáctica Geral” O Professor Doutor, Luís Alfredo Chambal, desenvolveu os seguintes pontos fulcrais:

  • CONTEÚDOS OPERACIONAIS DA DIDÁTICA;
  • DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM;
  • COMPONENTES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM;
  • O PAPEL DO PROFESSOR;
  • OBJETIVOS DO PEA;
  • CONTEÚDOS DE ENSINO;
  • FONTES BÁSICAS PARA A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS;
  • MÉTODOS DE ENSINO;
  • CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS;
  • TÉCNICAS DE ENSINO;
  • RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO;
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;
  • PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM ESTAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO;
  • FINALIDADE DA AVALIAÇÃO;
  • TIPOS DE AVALIAÇÃO;
  • O PLANEJAMENTO ESCOLAR (PEA).

Como notas do término, o Orador disse que: Ser Professor constitui responsabilidade, está acima do contrato institucional, ser Professor vai além de exibição de títulos académicos.

Cintando palavras do autor (Freire,1997:102-103)  disse ainda que,  “A segurança com que a Autoridade Docente se move implica uma outra, a que se funda na sua Competência Profissional. Nenhuma Autoridade Docente se exerce ausente da Competência Profissional. O professor que não leve a sério sua formação, que não estude, que não se esforce para estar à altura da sua tarefa, não tem força moral para coordenar as atividades da sua classe. (…) A incompetência profissional desqualifica a Autoridade do Professor”

Reagindo sobre o tema em apreço, a representante da Delegação Provincial de Ciência e Tecnologia, enalteceu o esforço do Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo, na adopção de estratégias para melhorar a qualidade de ensino e, lançou apelo ao corpo docente para que, valorize e capitalize os conhecimentos que nutriram durante o seminário.

Por seu turno, o Director Pedagógico, Jafate Mabote, agradeceu a presença do Orador e do corpo Docente e pediu para que, colocassem em prática os conhecimentos adquiridos, por forma a melhorar a qualidade de ensino. Na ocasião, informou que, estava em curso a assinatura de um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento Académico da UEM, na Faculdade de Educação, para que, todos os Docentes que não têm formação Psicopedagógica, possam beneficiar de cursos modulares.

Terminou, apelando aos Docentes para que se abstenham de práticas corruptas no exercício das suas funções.

 

Raimundo Diomba, Governador da Província de Maputo, enaltece os esforços do ISGEGM, na Promoção do Turismo no Distrito de Marracuene.

O Director Geral do Instituto Superior de Gestão e Empreendedorimo Gwaza-Muthini. Dr. Carlos Sitoe, disse que a sua Instituição, irá formar Técnicos Superiores na área do Turismo, tendo em conta que o turismo é um fenómeno em constante desenvolvimento e tem adquirido crescente importância devido à sua capacidade de promover impactos positivos tanto sobre a economia, quanto sobre as relações sociais, a cultura e o meio ambiente das localidades receptoras de turistas. Esta informação foi avançada no quadro da realização da 1ª conferencia económica de Marracuene, decorrido no dia 8 de Dezembro do ano em curso, na Localidade de Macaneta.
Na ocasião, S.Excia, Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo, enalteceu a iniciativa e instou ao Governo Distrito de Marracuene, e o empresariado local a aproximar ao Instituto por forma a aprimorar-se dos conhecimentos técnico-científicos nesta área.

 

LINCENCIATURAS              MESTRADOS              DOUTORAMENTOS

 

 

ISGEGM OFERECE BOLSAS DE ESTUDOS AOS MEMBROS DO GRUPO CULTURAL GWAZA MUTHINI.

O Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini, no âmbito do seu programa de responsabilidade social, ofereceu bolsas de estudos aos integrantes do Grupo Cultural de Xigubo Gwaza Muthini.

Esta informação, foi avançada pelo Dr. Carlos Sitoe,  Director Geral do ISGEGM, no passado dia 10 de Novembro, num almoço oferecido ao Grupo de Xigubo, em sua  homenagem  pelos  feitos alcançados a quando da sua participação no  Festival 

 

Regional de Xigubo, que teve lugar em Xidenguele, nos dias 21, 22, 23 de Outubro do ano em curso.

Na ocasião, o Director Geral, apelou a liderança do grupo para que fossem envolvidas crianças por  forma a garantir a continuidade do projecto, sendo que, o Instituto sempre apoiaria as suas acções.

Por seu turno, o representante do Governo e substituta da Directora do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia, Titos Langa, subscreveu as palavras do Director Geral, encorajando os membros do grupo para que continuassem a desempenhar as suas actividades com mestria. Prosseguiu, agradecendo a Direcção do Instituto pelo apoio que vem prestando ao Sector da cultura ao nível do Distrito desde a sua implantação em 2015. A terminar, apelou ao ISGE-GM para que continue acarinhando a cultura nacional por intermédio deste grupo, quiçá um dia represente Moçambique além fronteiras.

 

Voltar a pagina principal 

QUEM SOMOS?

O Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo-Gwaza Muthini, abreviadamente, ISGE-GM, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica, e goza de autonomia científica e pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial e disciplinar, criada nos termos do Decreto 98/2014, de 9 de Dezembro.

O ISGE-GM dedica-se à criação, desenvolvimento, transmissão do saber, prestação de serviços às comunidades em que se insere, através da investigação, ensino, difusão, estudo e aprendizagem científica, tecnológica, social e cultural.

O ISGE-GM tem a sua sede no Bairro Habel Jafar, Posto Administrativo de Michafutene, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.

O ISGE-GM é de âmbito nacional e desenvolve as suas actividades em todo o território da República de Moçambique, podendo abrir delegações e representações no estrangeiro.

Objectivos e Princípios

Os seguintes são os objectivos e princípios preconizados pelo ISGE-GM.

Objectivos

O ISGE-GM persegue os seguintes objectivos:

a) Formar, nas diferentes áreas do conhecimento, técnicos e cientistas com elevado grau de qualificação;

b) Dotar os estudantes com a capacidade de saber fazer e incutir neles o espírito empreendedor;

c) Incentivar a investigação científica, tecnológica e cultural como meio de formação e de solução dos problemas com relevância para a sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país, contribuindo para o património científico da humanidade;

d) Assegurar a ligação do trabalho em todos os sectores e ramos de actividade económica e social, como meio de formação técnica e profissional;

e) Realizar actividades de expansão, principalmente através da difusão e intercâmbio do conhecimento técnico-científico;

f) Realizar acções de actualização dos profissionais graduados pelo ensino superior;

g) Desenvolver acções de pós-graduação tendentes ao aperfeiçoamento científico e técnico dos docentes e dos profissionais de nível superior, em serviço nos vários ramos e sectores de actividades;

h) Formar os docentes e cientistas necessários ao funcionamento de ensino e da investigação.

São igualmente objectivos do ISGE-GM, os seguintes:

a) Difundir valores éticos e deontológicos;

b) Prestar serviços à comunidade;

c) Promover acções de intercâmbio científico, técnico, cultural, desportivo e artístico, com instituições nacionais e estrangeiras;

d) Reforço da cidadania moçambicana e da unidade nacional;

  1. e) Criar e promover nos cidadãos a intelectualidade e o sentido de Estado.

 Princípios

O ISGE-GM rege-se pelos princípios e normas consagrados na Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, nomeadamente:

a) Democracia e respeito pelos direitos humanos;

b) Igualdade e não descriminação;

c) Valorização dos ideias da pátria, ciência e humanidade;

d) Liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;

e) Participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do país, região e do mundo; e

f) Autonomia científica e pedagógica, administrativa, financeira e  patrimonial e disciplinar.

Entidade Instituidora

A Entidade Instituidora do ISGE-GM é a SEC – Sociedade de Ensino e Consultoria, Limitada, com sede social no Bairro Habel Jafar, no Posto Administrativo de Michafutene, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.

O ISGE-GM exerce as suas atribuições em articulação com a Entidade Instituidora, que é responsável pela definição do tipo de gestão económica e financeira, alterações aos estatutos, indispensáveis à garantia do bom funcionamento e da existência do Instituto e as estabelecidas pela Lei.

PROJECTOS

 Campus Universitário do ISGE-GM (Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Mutini), localizar-se-á na Província de Maputo, Distrito de Marracuene a Norte e a Sul cidade de Maputo.O Terreno tem cerca de 42.290 m2 cerca de 4,2 ha.

 

 

PLANO ESTRATEGICO DO ISGEGM