LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DE GESTÃO

Objectivos do Curso

Este curso tem por objectivos, os seguintes:

  1. Formar licenciados com a capacidade de enfrentar os desafios actuais das organizações e dos seus Sistemas de Informação e de Gestão.
  2. Dotar os formandos de capacidades de participar, dentro de uma organização, em equipas de desenvolvimento de sistemas que sirvam de instrumentos de apoio à tomada de decisões de gestão.
  3. Prover aos estudantes capacidades para seleccionarem as tecnologias que mais se adaptam às realidades organizacionais e às nossas ambições enquanto pequena economia que se quer competitiva.
  4. Dotar os estudantes de conhecimentos tecnológicos relacionados com as tecnologias que mais directamente suportam as áreas de gestão, nomeadamente as redes, as bases de dados e outras tecnologias de suporte empresarial;
  5. Possibilitar a formação e actualização de conhecimentos relacionados com o perfil de funções na área da informática de gestão;
  6. Compreender as necessidades organizacionais que lhes permita encontrar as melhores soluções ao nível dos sistemas de informação de suporte organizacional.

 

Mercado de Trabalho (Saídas Profissionais)

Um dos objectivos primordiais deste curso é garantir a excelente colocação dos estudantes no mercado de  trabalho  através  da  formação  de  graduados  com  elevadas  competências  técnicas  em  áreas de Informática e   gestão esperando-se que para além destes criarem o auto-emprego, possam ser absorvidos preferencialmente pelos (as):

  • Empresas actuando em diversas áreas de negócio de base tecnológica;
  • Entidades empresariais e associativas: Bancos e outras instituições financeiras, Empresas de Consultoria e Auditoria, Associações Empresariais e outras empresas.
  • Ministérios;
  • Autarquias Locais (Municípios);
  • Agências de Desenvolvimento Regional;
  • Serviços de Planeamento, Institutos Públicos nas áreas da Informática; Economia, Gestão, Estatística, do Emprego e da Formação Profissional;
  • Organizações não-governamentais (ONG’s) e Organizações Internacionais;
  • Instituições de Ensino Superior Públicas e Privada.

Perfil do Licenciado

O licenciado em Informática de Gestão é preparado para compreender as questões científicas, económicas, administrativas, sociais e políticas relacionadas com a conjuntura económica actual.

Na sua sólida formação teórica e prática, há ênfase em questões relativas a vários domínios de informática integrada com uma visão ampla e dos principais pilares de Gestão das Organizações nas seguintes carreiras:

  1. Especialista em desenvolvimento baseado nos diversos padrões de programação (aplicações para ambiente Web, programação visual orientada a objectos),
  2. Analista de sistemas transaccionais, de suporte à decisão;
  3. Especialista no levantamento e redefinição de processos organizacionais a serem informatizados,
  4. Operação e manutenção de sistemas informáticos de suporte à gestão.
  5. Gestor de Sistemas de Informação;
  6. Analista/Programador, com particular incidência para aplicações na área da gestão;
  7. Administrador de Bases de Dados;
  8. Consultor/Auditor de Sistemas de Informação e/ou de Tecnologias de Informação;

 

 

Estrutura e Duração do Curso

A estrutura curricular do Curso de    Gestão e  Administração de Empresas totaliza 8 semestres de 16 semanas  cada  e  compõe-se  de  48  disciplinas  obrigatórias  incluindo  o  estágio  académico

Comentários fechados.