Focada na melhoria da qualidade do ensino, o Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini,realizou no último dia 28.04.2018, um Seminário de Formação para o corpo docente, desta instituição, subordinado ao tema: “Didática Geral”.
O seminário contou com a presença do Diretor Geral do Instituto, Dr. Carlos Sitoe, Diretor Pedagógico, Dr. Jafete Mabote, Professor, Luís Alfredo Chambal– Presidente do tema, Chefe do Departamento de Ensino Superior e Técnico Profissional, da Província de Maputo Dra Elisa Mandlate acompanhado por dois técnicos provinciais, e da Faculdade do Instituto.
Na nota de abertura, o Dr. Carlos Sitoe, agradeceu a presença de todos no seminário e afirmou que, a instituição que dirige, tem vindo a realizar diversas ações destinadas a melhorar a qualidade do ensino e, uma delas, são os seminários de formação de professores em metodologias de ensino e aprendizagem. Disse ainda que os seminários pedagógicos proporcionam aos professores e gestores da instituição alicerces fortes para ponderar todos os aspetos pedagógicos e propor estratégias para conter as dificuldades e instalar mudanças significativas na sala de aula. Por esta razão, todos os presentes devem aproveitar ao máximo o seminário.
Sobre o tema do Seminário “Didático Geral” O Professor Doutor, Luís Alfredo Chambal, desenvolveu os seguintes pontos-chave:
- CONTEÚDO OPERACIONAL DA DIDÁTICA;
- DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM;
- COMPONENTES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM;
- O PAPEL DO PROFESSOR;
- OBJETIVOS DA ERVILHA;
- ENSINO de CONTEÚDOS;
- FONTES BÁSICAS PARA A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS;
- MÉTODOS DE ENSINO;
- CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS;
- TÉCNICAS DE ENSINO;
- RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO;
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;
- PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM ESTAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO;
- FINALIDADE DA AVALIAÇÃO;
- TIPOS DE AVALIAÇÃO;
- PLANEAMENTO ESCOLAR (PEA).
Como declaração de rescisão, o Orador afirmou que: Ser Professor é uma responsabilidade, está acima do contrato institucional, ser Professor vai além da exibição de títulos académicos.
Arrancando as palavras do autor (Freire, 1997:102-103) disse ainda que, “A segurança com que a Autoridade Docente se move implica outra, à qual se baseia na sua Competência Profissional. Nenhuma Autoridade Pedagógica está ausente da competência profissional. O professor que não leva a sua formação a sério, que não estuda, que não se esforça por estar à altura da sua tarefa, não tem a força moral para coordenar as atividades da sua turma. (…) Incompetência profissional desqualifica Autoridade docente”
Reagindo a este tema, o representante da Delegação Provincial de Ciência e Tecnologia elogiou o esforço do Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo na adoção de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e, apelando ao corpo docente para valorizar e capitalizar o conhecimento que têm alimentado durante o seminário.
Por seu turno, o Diretor Pedagógico, Jafate Mabote, agradeceu a presença do Presidente e da Faculdade e pediu-lhes que pusessem em prática os conhecimentos adquiridos, de forma a melhorar a qualidade do ensino. Na altura, informou que estava em curso a assinatura de um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento Académico da Faculdade de Educação, para que todos os Professores que não tenham formação psicopedagógica possam beneficiar de cursos modulares.
Terminou apelando aos professores para que se abstenham de práticas corruptas no exercício das suas funções.
Diretor-geral do Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza-Muthini. O Dr. Carlos Sitoe,adiantou que a sua Instituição, vai formar Técnicos Superiores na área do Turismo, tendo em conta que o turismo é um fenómeno em constante desenvolvimento e tem adquirido uma importância crescente devido à sua capacidade de promover impactos positivos tanto na economia, como nas relações sociais, na cultura e no ambiente das localidades que recebem turistas. Esta informação foi apresentada no âmbito da 1ª Conferência Económica em Marracuene, que teve lugar em 8 de dezembro do ano em curso, na localidade de Macaneta.
Na altura, S.Excia, Raimundo Maico Diomba, Governador da Província de Maputo, elogiou a iniciativa e apelou ao Governo Distrital de Marracuene, e à comunidade empresarial local para que se aproximem do Instituto de forma a melhorar o conhecimento técnico e científico nesta área.
DOUTORAMENTOS DO MESTRADO LINCENCIATURAS
O Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini, no âmbito do seu programa de responsabilidade social, ofereceu bolsas de estudos aos integrantes do Grupo Cultural de Xigubo Gwaza Muthini.
Esta informação, foi avançada pelo Dr. Carlos Sitoe, Director Geral do ISGEGM, no passado dia 10 de Novembro, num almoço oferecido ao Grupo de Xigubo, em sua homenagem pelos feitos alcançados a quando da sua participação no Festival
Regional de Xigubo, que teve lugar em Xidenguele, nos dias 21, 22, 23 de Outubro do ano em curso.
Na ocasião, o Director Geral, apelou a liderança do grupo para que fossem envolvidas crianças por forma a garantir a continuidade do projecto, sendo que, o Instituto sempre apoiaria as suas acções.
Por seu turno, o representante do Governo e substituta da Directora do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia, Titos Langa, subscreveu as palavras do Director Geral, encorajando os membros do grupo para que continuassem a desempenhar as suas actividades com mestria. Prosseguiu, agradecendo a Direcção do Instituto pelo apoio que vem prestando ao Sector da cultura ao nível do Distrito desde a sua implantação em 2015. A terminar, apelou ao ISGE-GM para que continue acarinhando a cultura nacional por intermédio deste grupo, quiçá um dia represente Moçambique além fronteiras.
O Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo-Gwaza Muthini, abreviadamente, ISGE-GM, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica, e goza de autonomia científica e pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial e disciplinar, criada nos termos do Decreto 98/2014, de 9 de Dezembro.
O ISGE-GM dedica-se à criação, desenvolvimento, transmissão do saber, prestação de serviços às comunidades em que se insere, através da investigação, ensino, difusão, estudo e aprendizagem científica, tecnológica, social e cultural.
O ISGE-GM tem a sua sede no Bairro Habel Jafar, Posto Administrativo de Michafutene, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.
O ISGE-GM é de âmbito nacional e desenvolve as suas actividades em todo o território da República de Moçambique, podendo abrir delegações e representações no estrangeiro.
Objectivos e Princípios
Os seguintes são os objectivos e princípios preconizados pelo ISGE-GM.
Objectivos
O ISGE-GM persegue os seguintes objectivos:
a) Formar, nas diferentes áreas do conhecimento, técnicos e cientistas com elevado grau de qualificação;
b) Dotar os estudantes com a capacidade de saber fazer e incutir neles o espírito empreendedor;
c) Incentivar a investigação científica, tecnológica e cultural como meio de formação e de solução dos problemas com relevância para a sociedade e de apoio ao desenvolvimento do país, contribuindo para o património científico da humanidade;
d) Assegurar a ligação do trabalho em todos os sectores e ramos de actividade económica e social, como meio de formação técnica e profissional;
e) Realizar actividades de expansão, principalmente através da difusão e intercâmbio do conhecimento técnico-científico;
f) Realizar acções de actualização dos profissionais graduados pelo ensino superior;
g) Desenvolver acções de pós-graduação tendentes ao aperfeiçoamento científico e técnico dos docentes e dos profissionais de nível superior, em serviço nos vários ramos e sectores de actividades;
h) Formar os docentes e cientistas necessários ao funcionamento de ensino e da investigação.
São igualmente objectivos do ISGE-GM, os seguintes:
a) Difundir valores éticos e deontológicos;
b) Prestar serviços à comunidade;
c) Promover acções de intercâmbio científico, técnico, cultural, desportivo e artístico, com instituições nacionais e estrangeiras;
d) Reforço da cidadania moçambicana e da unidade nacional;
- e) Criar e promover nos cidadãos a intelectualidade e o sentido de Estado.
Princípios
O ISGE-GM rege-se pelos princípios e normas consagrados na Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, nomeadamente:
a) Democracia e respeito pelos direitos humanos;
b) Igualdade e não descriminação;
c) Valorização dos ideias da pátria, ciência e humanidade;
d) Liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;
e) Participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do país, região e do mundo; e
f) Autonomia científica e pedagógica, administrativa, financeira e patrimonial e disciplinar.
Entidade Instituidora
A Entidade Instituidora do ISGE-GM é a SEC – Sociedade de Ensino e Consultoria, Limitada, com sede social no Bairro Habel Jafar, no Posto Administrativo de Michafutene, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.
O ISGE-GM exerce as suas atribuições em articulação com a Entidade Instituidora, que é responsável pela definição do tipo de gestão económica e financeira, alterações aos estatutos, indispensáveis à garantia do bom funcionamento e da existência do Instituto e as estabelecidas pela Lei.
- 1
- 2