Focada na melhoria da qualidade do ensino, o Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini,realizou no último dia 28.04.2018, um Seminário de Formação para o corpo docente, desta instituição, subordinado ao tema: “Didática Geral”.
O seminário contou com a presença do Diretor Geral do Instituto, Dr. Carlos Sitoe, Diretor Pedagógico, Dr. Jafete Mabote, Professor, Luís Alfredo Chambal– Presidente do tema, Chefe do Departamento de Ensino Superior e Técnico Profissional, da Província de Maputo Dra Elisa Mandlate acompanhado por dois técnicos provinciais, e da Faculdade do Instituto.
Na nota de abertura, o Dr. Carlos Sitoe, agradeceu a presença de todos no seminário e afirmou que, a instituição que dirige, tem vindo a realizar diversas ações destinadas a melhorar a qualidade do ensino e, uma delas, são os seminários de formação de professores em metodologias de ensino e aprendizagem. Disse ainda que os seminários pedagógicos proporcionam aos professores e gestores da instituição alicerces fortes para ponderar todos os aspetos pedagógicos e propor estratégias para conter as dificuldades e instalar mudanças significativas na sala de aula. Por esta razão, todos os presentes devem aproveitar ao máximo o seminário.
Sobre o tema do Seminário “Didático Geral” O Professor Doutor, Luís Alfredo Chambal, desenvolveu os seguintes pontos-chave:
- CONTEÚDO OPERACIONAL DA DIDÁTICA;
- DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM;
- COMPONENTES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM;
- O PAPEL DO PROFESSOR;
- OBJETIVOS DA ERVILHA;
- ENSINO de CONTEÚDOS;
- FONTES BÁSICAS PARA A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS;
- MÉTODOS DE ENSINO;
- CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS;
- TÉCNICAS DE ENSINO;
- RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO;
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM;
- PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM ESTAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO;
- FINALIDADE DA AVALIAÇÃO;
- TIPOS DE AVALIAÇÃO;
- PLANEAMENTO ESCOLAR (PEA).
Como declaração de rescisão, o Orador afirmou que: Ser Professor é uma responsabilidade, está acima do contrato institucional, ser Professor vai além da exibição de títulos académicos.
Arrancando as palavras do autor (Freire, 1997:102-103) disse ainda que, “A segurança com que a Autoridade Docente se move implica outra, à qual se baseia na sua Competência Profissional. Nenhuma Autoridade Pedagógica está ausente da competência profissional. O professor que não leva a sua formação a sério, que não estuda, que não se esforça por estar à altura da sua tarefa, não tem a força moral para coordenar as atividades da sua turma. (…) Incompetência profissional desqualifica Autoridade docente”
Reagindo a este tema, o representante da Delegação Provincial de Ciência e Tecnologia elogiou o esforço do Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo na adoção de estratégias para melhorar a qualidade do ensino e, apelando ao corpo docente para valorizar e capitalizar o conhecimento que têm alimentado durante o seminário.
Por seu turno, o Diretor Pedagógico, Jafate Mabote, agradeceu a presença do Presidente e da Faculdade e pediu-lhes que pusessem em prática os conhecimentos adquiridos, de forma a melhorar a qualidade do ensino. Na altura, informou que estava em curso a assinatura de um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento Académico da Faculdade de Educação, para que todos os Professores que não tenham formação psicopedagógica possam beneficiar de cursos modulares.
Terminou apelando aos professores para que se abstenham de práticas corruptas no exercício das suas funções.