A disciplina vem fazer revisão dos seis subsistemas Gerais  de Gestão de recursos Humanos, estes são tratados sob ponto de vista de Gestão de Recursos Humanos no Sector Privado, aplicando a legislação vigente.

Agora é geralmente aceito que, em um ambiente econômico global e nacional cada vez mais competitivo, a vantagem competitiva de uma organização não está mais em seus produtos ou tecnologia, mas em seus funcionários, que são administrados por meio de sua capacidade de gestão de recursos humanos.


A evidência desta aceitação inclui reconhecimentos públicos na forma de declarações, como o componente mais crítico do nosso negócio é o nosso pessoal, é apenas através do nosso pessoal que teremos sucesso ou os produtos por si só não sustentam vantagem competitiva, mas a criatividade, diversidade e energia que as pessoas trazem para a empresa.

A GRH é uma prática que evoluiu à sombra das teorias organizacionais (taylorismo, burocracia, relações humanas, abordagem comportamental, teorias sistémicas e contingenciais), que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo com a evolução das sociedades humanas. Uma das escolas de pensamento de administração que marcou a evolução do conjunto de conhecimentos e práticas relacionadas à GRH foi a abordagem sistémica do funcionamento da organização. Sob prisma dessa abordagem, nesta disciplina iremos debruçarmo-nos sobre os subsistemas de GRH, nomeadamente os subsistemas de planeamento, provimento, aplicação, desenvolvimento, manutenção e auditoria de recursos humanos.